sábado, 5 de abril de 2008

“Doidivânia” – a mulher-veneta (incrível continuação parte II... mas sem missão)

E como relatava, Ela ficou ali falando, chorando, nem mesmo o nosso amigo entendia o que estava acontecendo ali. Continuava com o seu açaí, o copo estava chegando na metade. Ela sentou chorando. Ficou olhando para o nada chorando. Jurou uma vingança boba. Não podia deixá-la a pé naquele fim de mundo. Logo ela, tão bonita. E ficou ali se elogiando, elogiando como todos nos bailes da vida cobiçam sua beleza, de como dança bem, quantos já fez... Essas coisas.

Mas uma raiva tão tola, tão besta, tão sem sentido. E apertava o pulso dizia que nã oera mulher de andar de ônibus. Como ele faz isso com ela... E raiva para cá, e desamor para lá, e choro sentido. Limpa o nariz. Escorre maquiagem. Passa ônibus.

Açaí derrete. Nosso amigo olha de esguelha para moça. Moça chora, de ódio , de raiva, sanha de mulher fácil.

Olha.. Que vontade de acender uma fumacinha. Seria charmoso agora, ele pensa, um desdém de gesto contido. Se segura, vai parar de fumar e ponto. Mais uma colherada olhando para ela. Açaí ta acabando e derretendo. Até que a “cinto-em-cima-cinto-em-baixo” solta algo terrível e risível:

- Você me acha gostosa?

Ele levanta. Olha para ela com cara de não–sei-o-quê, joga o copo no lixo do ponto de ônibus, resmunga comparando ela como uma argola de ouro na orelha de um macaco: não tem sentido.

Só reparando na cara de sem graça que ela faz. Tenta ajeitar o que não se ajeita, pois os “cintos” parece que vão explodir no corpo da moça.

Pensou consigo o que a moça tinha de largada, tinha de nova. E na ânsia que buscar outro açaí para distraí a vontade de fumar , vai a passos preguiçosos resmungando:

- Como querer uma mulher que nem sabe o que é ser mulher?

Ele falou bonito. Eu penso isso, ele também. Como escritor dessa coisa toda tenho acesso a esse nível. E já saindo a moça diz:

- meu nome é Vânia

- Então moça é doidivânia, porque você é maluca! Onde já se viu falar com estranhos desse jeito...

E sai todo sorvente, querendo açaí para disfarçar a gana de cigarro. Queria voltar para casa, mas sozinho e sem moveis pioraria tudo. Procurou o bolso para mais um copo de açaí. “Etâ vontade besta! Vai passar...”

E voltou para o banco pedinte de limpeza do ponto de ônibus. Doidivânia foi doidivanar em outro lugar, em fim a sós de novo. Pedia uma fumacinha, pensou.

Mas quem disse que eu quero deixar esse sujeito em paz com seu recém-açaí, com vontade de fumar à queima roupa?

Pois só de implicância Vem uma senhora, muito bem arrumada, na casa dos 50. Saivá verde , camisa azul e bolsa discreta para combinar. São quase 17 horas e 30 minutos, a tarde ta indo.. e a Senhora vindo...

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá caio,

preciso aprender a dar continuidade aos meus posts como você!
Bem, achei a parte II mais interessante. Enquanto narrava pude imaginar a moça "assanhada" incinuando para o rapaz " você me acha gostosa?". É díficil imaginar uma mulher perguntando desta forma, usando a palavra gostosa. mas acho, que ela estava era mesmo carente, tão carente da sua carencia que precisava ser cobiçada por alguém. Gostei da atitude do rapaz!
vc soubem conduzir mto bem a estória. Abraço.

Éverton Vidal Azevedo disse...

Eita que eu comecei e nao quero mais parar rs tá muito interessante isso aí. O escritor está se divertindo com o protagonista como se fosse um zeus, e nós - a platéia - rindo como se fossemos a multidao do pao e circo do César rs. Pobre sorvedor de sorvete de açaí, que será que te espera?

Unknown disse...

Olá Caio!
Outro dia vc esteve lá no meu cantinho e só agora pude vir retribuir a visita! Desculpe-me?

Li o post anterior e posso dizer que vc escreve muito bem, eu sei que todos dizem isso, mas é verdade.
Gostei da idéia se desenvolver a partir de um homem querendo parar de fumar sentado no ponto de ônibus enquanto 'estranhos' se aproximam...
Estou curiosa pelo desenrolar dessa história.
Agora vem a senhora... E depois? E depois?

Bjs.!

caini disse...

adorei o relato da doidivânia! adorei a riqueza das palavras e da forma de falar das pequenas coisas do dia-a-dia! tinhamu rimão! :D